Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Taylorismo


Frederick Winslow Taylor (1856-1915) é descendente de uma família tradicional, da qual alguns membros chegaram à América no legendário MAYFLOWER. Era puritano, portanto considerava que o sucesso profissional é uma demonstração da graça divina, sinal de eleição, que o home se purifica pelo trabalho, que a caridade e o amor ao próximo se dão pelo trabalho, que Deus deseja o progresso material dos homens, que a riqueza é uma forma de antecipar as delícias do paraíso eterno.

Considera-se que certas idéias se materializam quando é chegado o tempo. Assim, Taylor pode ser considerado o homem que converteu idéias em palavras e essas em ações, condensando o ideário de sua época em amtéria de engenharia de produção. Nasceu Quaker (cuja adieta alimentar é baseada na aveia), em Germantown , Filadélfia, em 20 de março de 1856, de família próspera. Mas começou por baixo, self-made-man (homem que constrói com esforço pessoal), seguindo a tradição segundo a qual todo trabalho é dígno.

Como aprendizna Midvale Steel Works, foi maquinista, torneiro, contramestre e depois chefe dos tornos. Formou-se em engenharia pelo Stevens Institute em 1885. Dobrou a produtividade da Midvale, estudando sistematicamente tempos e movimentos. Registrou cinquenta patentes de inventos: máquinas, ferramentas, processo de trabalho. Entretanto não se tornou advogado por um problema nos olhos.

As primeiras apresentações de trabalhos de Taylor foram feitas à American Society of Mechanical Engineers, em que ingressou em 1895, e intitulavam-se A Note on Belting e A Piece State Sistem, (respectivamente Funcionamento das Correiras e sistema de Produção por Peça).

Em 1986, Taylor entrou para a Bethlehem Steel Works. Reorganizou-a completamente e alcançou grande êxito e notoriedade. Com apenas 140 homens, logrou executar o trabalho que antes necessitava de 600.

Na referida empresa, certa feita, quando o esgoto, sob o galpão principal da fábriga, ficou intupido, o própio Taylor, já chefe, entrou para desentupí-lo. O presidente do Conselho de Administração surrpreendeu-se com a história e contou-a aos demais conselheiros.

Em 1903, tebdo recebido participação por seus inventos, deixou de trabalhar com remuneração: "Já não posso permitir-me trabalhar por dinheiro". Em 1906, foi eleito presidente da American Association of Mechanical Engineers e, no mesmo ano publicou The Art of Cutting Metals (A Arte de Cortar Metais).

Publicou, em 1911, a obroa clássica Prínceipes of Scientific Management (Princípios de Administração Científica), tornando-se renomado no mundo da administração. O primeiro parágrafo diz o seguinte: "O presidente Roosevelt, dirigindo-se aos governadoresna Casa Branca, observou profeticamente que a conservação de nossos recursos naturais é a penas uma fase preliminar do problema mais amplo na eficiência nacional"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates